10/03/13

Depoimentos - 8

Pelo aprofundamento de uma cultura democrática


     Por Isabel Barca, Professora do Instituto de Educação

Apoio (um)a “Universidade Cidadã”,  pelo aprofundamento de uma cultura democrática assente, a) na aplicação equitativa de critérios objetivos de mérito, estabelecidos a priori em relação aos processos de produção e desempenho de cada um; b) na simplificação burocrática, pelo cruzamento automático de informações existentes, na tradição do pioneirismo da UM no campo informático.
Com o esforço de assegurar a difícil transparência e agilização de procedimentos ganha a comunidade universitária, que assim trabalhará com mais serenidade e motivação. E, em consequência, as várias componentes em que ela se deve  empenhar – investigação, ensino e aprendizagem, lideranças, extensão universitária e apoio  administrativo a todas elas - terão também melhores condições para reforçarem a sua qualidade.
É também preciso considerar os cenários futuros. Num clima de abertura ao diálogo, com contra-argumentação saudável, a instituição estará mais preparada para manter parâmetros de qualidade ao enfrentar difíceis tempos que talvez aí venham para a Educação em geral. Torna-se por isso imperioso refletir muito mais, em conjunto, sobre quem sobe na carreira e quem fica congelado, quem tem ou não tem voz nos órgãos formais de decisão na academia ou como evitar que alguns percam o emprego.

Sem comentários: