24/02/09

Testemunhos (12)
Os quatro elementos ou da cidadania por inteiro


Deste Movimento (Universidade Cidadã) vê-se o Mar, e é neste que o Céu se espelha. Porque gosto do mar e porque gosto do céu, aqui estou eu. E estou, tão simples e naturalmente, porque pude/posso decidir em Liberdade.

Foi neste espaço, assim humanamente delimitado, que a luz do Sol, ao percorrer o seu caminho, fez incidir, em absoluta liberdade, um raio que, ao mesmo tempo que apontava o Local/Movimento, ia gravando a fogo as palavras e expressões-chave (= valores), identificadoras tanto deste Movimento quanto de um cidadão (universitário) por inteiro: Democracia, Participação, Rigor e Transparência na Gestão, Exigência, Solidariedade, Publicidade Democrática dos Actos, Defesa do Interesse Público, Promoção do Prestígio da Universidade, Abertura à Sociedade, Autonomia.

Este Movimento (porque o é de facto) começou com o "Sabia que …?" (que chamou a atenção de todos nós para uma série de mudanças em cadeia, espoletadas pelo novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior), constituiu-se, brilhando (obteve a maioria dos votos), com a Assembleia Estatutária, está agora a fazer o seu caminho para estar naturalmente presente no Conselho Geral e vai continuar a intervir na construção da cidadania universitária, pois trata-se de um Movimento e não de uma Acomodação. E assim, neste crescendo, ganham todos: a Universidade (do Minho), as pessoas que trabalham nela, a localidade e região onde está inserida e o país.

Claro, por tudo isto, só poderia estar aqui.

Henrique Barroso

Instituto de Letras e Ciências Humanas

Sem comentários: