19/05/14


Em defesa do aprofundamento da democracia em contexto universitário


Os tempos em que vivemos caracterizam-se por fortes tensões a nível político, económico, tecnológico, social e ambiental, e a Universidade está no meio desse processo. A construção da Universidade tem de ser alicerçada em valores fundamentais, da independência, da liberdade, do humanismo, da abertura e sensibilidade às necessidades plurais da sociedade, não subordinada ou refém de grupos de interesses de natureza económica e de outras agendas particulares que dominam o momento, sob pena de negar a sua visão universalista, a sua missão pública, o seu caráter democrático, a sua razão de ser. O reforço e o aprofundamento desses valores, e da sua prática nas várias dimensões da vida académica, são fundamentais na construção de novos equilíbrios sociais. É por este desígnio que a lista Universidade Cidadã candidata ao Senado se bate, por mais democracia, mais autonomia mais participação e mais representatividade.
A Universidade Cidadã, um movimento de professores/professoras e investigadores/ investigadoras da Universidade do Minho, constituído em 2007, porque fiel ao seu ideário, não poderia deixar de estar presente nestas Eleições para o Senado Académico enfatizando, dentro do seu ideário e em tempos de várias crises, a importância do aprofundamento da democracia em contexto universitário. Neste sentido, a Lista A pugnará, e tão-só no contexto das Eleições para o Senado Académico, por um conjunto de valores tais como a defesa da Universidade Pública, lado a lado com a pluralidade de vozes e conhecimentos, a horizontalidade do poder e a cidadania crítica, que conduzem a uma Universidade mais esclarecida (pensamento crítico acompanhado de uma ação fundamentada), a uma Universidade mais participada (intervenção de todos os atores no sentido da transformação de uma determinada ordem social apresentada como inevitável), a uma Universidade mais humanizada, que tem a realização da pessoa no centro de toda a atividade académica, pedagógica, científica, ou qualquer outra a ela inerente.

Do Senado
O Senado Académico é o órgão consultivo que assegura a coesão da Universidade na prossecução da sua missão, cumprindo funções de coordenação, prospetiva e planeamento em matérias pedagógicas e científicas que ultrapassem o âmbito das unidades orgânicas.
A existência de um Senado Académico, como órgão de consulta em matérias definidas pelos estatutos, garante condições de coesão e de coordenação científica e pedagógica da Universidade, e de participação das suas unidades orgânicas (in Estatutos da UM, Preâmbulo, art. 49  e art. 50).

Sem comentários: